[GTER] Cache: links mais baratos e muito https, ainda vale à pena?

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Dec 1 21:08:06 -02 2015

Ola Kurt,

A maneira que eu vejo isso é a seguinte:

- O usuário fez uma requisição para ir até um determinado IP na porta 80.
Quando o pacote deste usuário bateu no ISP ele discriminou por aplicação,
no caso HTTP, e redirecionou o pacote para o servidor local dele, aonde o
usuário não desejava ir. Se o pacote fosse outro protocolo que não envolve
cache (HTTPS, VoIP, etc) ele seria encaminhado para o IP que o computador
do usuário resolveu.
É essa discriminição dos pacotes que o MCI veda.

Eu sempre tive muito bons olhos para a idéia de cache local, principalmente
por pequenos e médios ISP, mas olhando a luz do MCI e sem uma
regulamentação disponivel minha interpretação é essa.

O que acaba deixando CDN como única opção de aceleração.

Abraços e obrigado pelo comentário.

Fernando