[GTER] Operação sem SCM vs Faixa do espectro Reservada

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Aug 28 15:13:34 -03 2015

> Pelo andar da carruagem é bastante provável que haverá a liberação da
> operação sem SCM para provedores de até 5 mil assinantes.
>

> http://www.telesintese.com.br/anatel-lanca-consulta-para-acabar-com-outorga-de-banda-larga-e-licenca-de-wifi-para-os-pequenos/

Não só SCM mas também SLP.

Fico me perguntando qual o impacto disto no espectro já restrito, já que a
> coisa vai estar "liberada" daqui pra frente.

Nenhum. Quem já quer operar mal, já faz isso sem licença mesmo...

> Não seria uma boa ideia reservar parte do espectro 5.8 a detentores do SCM
> ?
>
> Embora parecesse uma medida "preconceituosa" acredito que seria uma medida
> muito mais protecionista, e até incentivadora.
>
> O que vocês acham ?

Há muitos usos de 5.8 que não os de comunicação de redes usando Wi-Fi; não
há bom motivo para restringir esses usos.
Dentro de Wi-Fi, há também os casos de uso de interligação interna, que se
qualificariam como SLP.

Notar que além de radiação restrita, isso se aplica também a meios
confinados (cabo metálico e fibra óptica). Apenas detentores de rádio de
frequência licenciada vão precisar de SCM ou SLP formal... isso permite
algo como 5 operadores por região, que são os 5 pontos de fixação em postes
do modelo de compartilhamento de infra-estrutura ANEEL/ANATEL. O acesso por
meios não confinados (rádio) em frequências não licenciados não tem o
potencial de inclusão que a sociedade espera.

Rubens