[GTER] Implantação de IPV6

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Sun Aug 23 19:38:58 -03 2015

Ois,

> Única coisa que não me agrada é eu no tar todo um esquema de roteamento
> baseado em alocação dinâmica, com bloco de ip de
> Um único upstream... e se eu quiser ter 2, para redundância? isso não me
> entra na cabeça, simplesmente porque não é nada prático!

É... hábitos antigos são difíceis de morrer! Se vc é AS teu problema está
resolvido. Se vc não é, e suponho que essa seja a sua pergunta, então vc
deve estar já sofrendo da Síndrome de Abstinência de NAT. Vc pode
solucionar o problema de algumas maneiras, como por exemplo usar um proxy
(i.e. squid). Vc pode deixar que suas máquinas recebam ips dos dois
upstreams (via RA por exemplo) e deixar que elas decidam o que usar. Vc
pode usar um endereço site-local para que suas máquinas sempre consigam se
falar internamente sem ficar trocando IP, e deixar elas receberem via RA ip
do upstream ativo. É possível pensar em mais algumas combinações de
endereçamento/solução. E por fim, contrariando todas as expectativas,
implementaram NAT para ipv6 em versões mais recentes do kernel do LINUX[1].
Mas que fique registrado no histórico da lista que eu NÃO estou sugerindo
que vc use :-).

[1] http://mirrors.bieringer.de/Linux+IPv6-HOWTO/nat-netfilter6..html

--
Christian Lyra