[GTER] ServerU L-800 - Primeiros Passos

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Fri Aug 14 20:58:47 -03 2015

Boa noite!

O netmap como algo para produção ainda é muito novo, então know-how será
escasso.

Mas aqui vai uma consideração importante:

netmap não é só um botão mágico no SO que acelera tudo. É muito mais um
"framework" para desenvolvimento de aplicações que se beneficiam ao
ignorarem toda a parte de redes que o SO é capaz de lidar (da Layer 2 até a
4, i. e., dos frames Ethernet até o monte de algoritmos envolvidos no
processamento do TCP).

Mas, curiosamente, já existe uma versão com algumas funcionalidades do ipfw
implementadas com netmap.

Repetindo, porque é muito importante: uma interface em modo netmap ignora
completamente toda a stack do SO! É possível ligar a "camada" netmap na
stack do SO, porém isso, na maioria dos casos, só acrescenta delay.

Portanto, para realmente aproveitar o netmap, é preciso pensar em todas as
camadas de rede que sua necessidade vai usar e implementar seus tratamentos.

[]s
Raimundo Santos

: