[GTER] RES: Deployment de IPv6 Residencial no Brasil - Prefixos entregues

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Thu Aug 13 19:10:24 -03 2015

Em 13/08/15 08:46, Gabriel Mineiro escreveu:
> Uma curiosidade: Particularmente acho um exagero /56 para um usuário doméstico (256 redes possíveis). Um /60 estaria de bom tamanho. Alguém sabe dizer qual foi o motivo original de terem escolhido /56 como padrão mundialmente ?

Originalmente a ideia era usar /48. A ideia dominante há poucos anos era
de que, no IPv6, "one size fits all" (um tamanho serve pra tudo). O /56
começou a ser usado e recomendado por quem achava que o /48 era um
exagero para usuários domésticos e SOHO.

Concordo que o /56 HOJE ainda é um exagero. Um /60 estaria de bom
tamanho. E de fato eu festejaria (com cerveja barata, provavelmente, não
champanhe) se os provedores de acesso começassem a entregar /64 IPv6
massivamente.

MAS um /56 com certeza não é um exagero pensando na Internet das Coisas
e em roteadores domésticos mais inteligentes, capazes de criar subredes
automaticamente, configurá-las com diferentes perfis e filtros de
segurança também automaticamente, etc. Vários tipos de dispositivos
diferentes estarão conectados: lâmpadas, câmeras de segurança, sensores,
smartphones, smart-TVs, aparelhos domésticos em geral, videogames,
roupas, automóveis e sabe-se lá o que mais.

Entregar apenas /64 hoje é justificável pelos problemas em algumas CPEs,
mas em algum tempo isso pode prejudicar o projeto de novos dispositivos
e aplicações que se beneficiariam potencialmente da facilidade e
liberdade de se trabalhar múltiplas redes e endereços.

[]s
Moreiras.