[GTER] Cross de fibra, preciso?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Aug 5 23:49:11 -03 2015

> - pra ligar uma placa na outra preciso fazer "cross" de fibra? existe isso?

Existe. O caso mais comum em fibra óptica é ter RX numa fibra e TX na
outra, e você precisa ligar corretamente para funcionar.
Notar que para não saturar o receptor, você precisa de um comprimento
mínimo de fibra para garantir que haja alguma perda.

> - nanometro da fibra, o que e isso e o que tenho que me preocupar? quanto
> mais melhor? como tirar melhor performance por exemplo num teste em cross
> (maquina com maquina)?

É o comprimento de onda de luz utilizado, e você tem que se preocupar sim.
Não tem melhor ou pior, mas o receptor,  o transmissor e a fibra tem que
ser todos da mesma faixa de comprimento de onda.

lembrando que nos circuitos que ja chegam da rede municipal ja chega na
> especificacao da fibra la do fornecedor e eu apenas coloco gbic compativel,
> mas e se eu mesmo for puxar um enlace entre dois pontos e quero tirar tudo
> que as portas (10g intel) oferecem,

Apesar do termo GBIC ter se popularizado como algo quase genérico, ele se
refere a um form-factor específico; é bom ver sobre SFP, SFP+, XFP, QSFP,
Xenpak, CFP para saber como comprar algo compatível com o equipamento
local, com o conector local da fibra, com a fibra e com o equipamento
remoto.

> - gbic, alguma dica de como escolher? quais criterios tecnicos? so busco
> especificacao da fibra olho na tabela do fornecedor e troco uma ideia com o
> vendedor, "funciona" mas entre funcionar e ser o cenario correto, nao sei
> discernir

Tipo de fibra, distância de fibra, comprimento de onda, form-factor,
compatibilidade com o equipamento local, tipo de conector usado para ligar
a fibra.

Rubens