[GTER] Cross de fibra, preciso?

lpa lpa arvorebemgrande at gmail.com
Wed Aug 5 21:57:15 -03 2015

pessoal,
sempre trabalhei apenas com redes eletricas e recentemente comecamos a
receber circuitos oticos, foi quando entrei pra essa lista e pedi dicas por
exemplo de conversores

agora tenho umas duvidas basicas e gostaria de colaboracao (e paciencia)

chegou dois equipamentos com portas oticas e quero fazer testes entre eles
antes de por no conversor e subir pra producao, entao pergunto

- pra ligar uma placa na outra preciso fazer "cross" de fibra? existe isso?
- nanometro da fibra, o que e isso e o que tenho que me preocupar? quanto
mais melhor? como tirar melhor performance por exemplo num teste em cross
(maquina com maquina)?

lembrando que nos circuitos que ja chegam da rede municipal ja chega na
especificacao da fibra la do fornecedor e eu apenas coloco gbic compativel,
mas e se eu mesmo for puxar um enlace entre dois pontos e quero tirar tudo
que as portas (10g intel) oferecem,

- gbic, alguma dica de como escolher? quais criterios tecnicos? so busco
especificacao da fibra olho na tabela do fornecedor e troco uma ideia com o
vendedor, "funciona" mas entre funcionar e ser o cenario correto, nao sei
discernir

obrigado pela paciencia e dicas

--
Mais que uma ONG.