[GTER] Aluguel de poste Cpfl

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Aug 5 15:23:48 -03 2015

> Por fim é bastante importante lembrar que a atividade principal da
> Concessionária de Energia elétrica e para qual ganharam a concessão é
> "distribuição e venda de energia elétrica" e não aluguel de postes, e
> legalmente quaisquer receitas advindas de aluguel de postes não podem ser
> por exemplo distribuídas como dividendos ao acionistas, mas simplesmente
> cobrir os custos de manutenção da empresa com os postes e aplicado na
> diminuição do valor da conta de energia do usuário.
> Se isso é realmente feito assim e passa por auditoria eu já não sei dizer,
> [...]

A regulamentação do setor diz que 10% dessa receita não tarifária pode ir
para os acionistas e 90% precisa ser repassado como desconto na tarifa para
o consumidor de energia elétrica. Isso sempre foi um dos fatores que
desestimulou esse tipo de acordo, mas agora que as tarifas aumentaram, as
concessionárias teriam benefício em reduzir o impacto do aumento na índice
de inadimplência.

Rubens