[GTER] Aluguel de poste Cpfl

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Aug 5 12:39:51 -03 2015

 Opa,

Os preços de aluguel de poste tem tido uma variação muito grande, a
depender não apenas do número de postas alugados, mas principalmente da
distribuidora de energia elétrica.
Conversando com um colega do interior de SP ele me disse que o preço de
entrada estava em torno de R$9,00 mas que na mesma cidade havia provedor
pagando menos de R$4,50 por poste, o que me leva a concluir que não existe
muito um parâmetro e acaba sendo mais fruto de negociação. Outra
distribuidora já ouvi dizer que eles tem os preços tabelados para um
"range" de postes (De 100 a 200 - R$X,xx, De 201 a 500 - R$Y,yy, etc).

De qualquer forma esses valores (R$9,00 ou R$ 11,98) estão muito acima do
valor de referência de R$ 3,19 estabelecido pela Resolução Conjunta
ANEEL/Anatel de 16/12/2014 -
<http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=35984>
http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=35984

É importante mencionar que esse valor de referência não é obrigatório de
ser praticado pelas concessionárias de energia, mas é um  valor de
referência para resolução de conflitos.
Os provedores quando pagando muito acima disso devem solicitar arbitragem e
usar como base essa resolução.
Parece que no ultimo Congresso da Abrint (7 ISP) em São Paulo teve uma
palestra sobre esse assunto e como proceder nesses casos. Infelizmente não
puder estar presente mas quem puder pode procurar mais detalhes do que foi
falado lá.

Por fim é bastante importante lembrar que a atividade principal da
Concessionária de Energia elétrica e para qual ganharam a concessão é
"distribuição e venda de energia elétrica" e não aluguel de postes, e
legalmente quaisquer receitas advindas de aluguel de postes não podem ser
por exemplo distribuídas como dividendos ao acionistas, mas simplesmente
cobrir os custos de manutenção da empresa com os postes e aplicado na
diminuição do valor da conta de energia do usuário.
Se isso é realmente feito assim e passa por auditoria eu já não sei dizer,
mas em teoria é assim deveria funcionar.

Abraços
Fernando