[GTER] Trânsito na modalidade 95% Percentil.

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Aug 3 17:15:15 -03 2015

Eu nunca tive a oportunidade de trabalhar efetivamente com contratação com
base em 95º percentil, apenas teste.

Mas justamente na época do teste, tivemos DÚVIDAS NA AMOSTRAGEM.
Porta do Switch apresentava banda ligeiramente maior que porta do roteador.

Esse fator(que inflou o receio), e a falta de vivência acabou condicionando
a oportunidade a compra de Giga fechado.

Uma outra análise que fizemos na época que eu ficou no vácuo até pelo
gerente de contas:
- E no caso de algum flood partindo de redes minhas ou de clientes que
morra num black-hole, como isso seria contabilizado?

Em 3 de agosto de 2015 15:24, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> O mais simples e transparente é associar isso a um sistema de medição de
> tráfego que você e o cliente tenham acesso. Se for o Cacti, deste jeito:
> http://www.cacti.net/downloads/docs/html/variables.html
>
> Um cuidado neste caso é evitar a sumarização dos dados para que você sempre
> tenha números não sumarizados para análises, correções, perguntas do tipo
> "me prova que eu consumi isso" etc.
>
> Mas se a dúvida é do algoritmo, pode ser por exemplo ordenando as 8640
> amostras num mês de 30 dias, medição a cada 5 minutos, e pegando a 433a.
> maior (ou seja, descartando as 5% maiores).

> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação