[GTER] Trânsito na modalidade 95% Percentil.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 3 14:42:31 -03 2015


2015-08-03 13:13 GMT-03:00 Antonio Carlos Pina <antoniocarlospina at gmail.com>
:

> Há um tempo atrás vendi banda em um datacenter e posso dar um testemunho
> diferente.
>
> Vendíamos 95 perc e 9 em 10 clientes consumidores da tecnologia não
> queriam pagar o excedente quando a conta chegava. Os argumentos iam desde
> "prove que eu consumi isso (o consumo era aberto no portal)", até "sua
> medição não bate com a minha" (o que nao quer dizer nada, a minha medição
> era a válida contratualmente)
>

Como cliente de 95-percentil de uma operadora hoje de 2 letras, eu tinha
que questionar a medição todo mês, porque todo mês vinha errado... e o que
eu mais usava para questionar era o próprio gráfico de consumo que eles
forneciam. Esse tipo de problema tem dos dois lados...



>
> Tudo porque o cliente quer o 95 perc atrás de algum preço mais baixo e
> quando a coisa estoura ele se descobre pagando mais que meses de banda flat.
>

Não necessariamente o mega do excedente custa mais do que o do básico. Um
dos motivos que é o básico tem que pagar a infra-estrutura sozinho, o que
inclui tanto o last-mile quanto porta de roteador; o outro é que o
excedente é um mega não garantido, então ele usou capacidade excedente
disponível que de outra forma ficaria ociosa, e nenhum investimento foi
feito para garantir que aquela banda fosse trafegada.

Na minha experiência, eu tive os 3 casos: igual, maior e menor.


Todo mês recebíamos tanta reclamação que o gerente de contas resolvia não
> vender mais. Apesar de existir o produto, ele fugia desse tipo de contrato
> pois a primeira dor de cabeça era dele.
>
> Então acho que também existe a maturidade do cliente.
>

Especialmente em conter a utilização de excedente ou a 5% das horas no mês,
ou a um número já conhecido e que se tornou parte do budget. Uma
indisponibilidade em um fornecedor precisa ser encarada como uma alta
possibilidade da conta 95-percentil do outro fornecedor subir na
estratosfera, então passadas algumas horas é preciso tomar uma decisão de
ou aceitar esse custo naquele mês ou torneirar os clientes.


Rubens



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