[GTER] Migração Datacenter -

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Apr 15 18:37:41 -03 2015

Oi Rafael,

Isso que você está tentando fazer é comum porém cheio de detalhes que na
teoria são uma coisa mas na prática acabam sendo um pouco diferente.
Vamos lá:

- Você tem _mais _de 65 TB disponível do outro lado para onde está
migrando ?
- Estou assumindo que você tem os Datastores 'do outro lado' montados
nas maquinas host 'do lado de cá'.
- O thoughput é isso mesmo que você vai conseguir por máquina, porém tem
outro detalhe: O Storage do outro lado consegue _escrever_ tranqüilo a
~1 Gbp/s, com o cache de write cheio e ainda manter as maquinas virtuais
que já estão lá rodando tranqüilas ?
- Você pretende rodar a cópia disso 24 hrs, só a noite ou fora do
horário comercial ? Verificou a coincidência com as janelas de backup
(digo isso não pelo link mas pelo stress adicional no storage) ?
- Atenção para não confundir o tráfego e VMotion (ou seja o tráfego para
sincronizar as páginas da memória entre a maquina Origem e a Maquina
destino e fazer o switch de um host pro outro) e o tráfego para
StorageVMotion (que de fato faz a cópia dos .vmdk). Veja que se voce
saturar o link por completo e começar a criar latência demais o VMotion
nao gosta disso e pode falhar. No momento da troca (ou seja quando
terminar a cópia) tem que ter banda suficiente para o VMotion e latência
aceitável (então melhor pensar em não rodar 5 cópias ao mesmo tempo). Já
para o StorageVMotion qualquer 200 Mbp/s dá.
- Talvez uma das coisas que você pode tentar fazer para aproveitar
melhor o link é setar uma prioridade bem mais alta para o tráfego de
VMotion do que para o StorageVMotion.

Recomendo o seguinte para minimizar um pouco os possíveis problemas (se
possível):
- Identificar quais VMs aceitam um downtime (calcule o tempo médio para
a cópia completa), desligar elas, fazer o StorageVMotion e então dar
Power Up do outro lado quando terminado. Faca todas possíveis e reduza
ao máximo a quantidade de dados a serem migrados de VMs que não podem
sofrer downtime.
- As que não for possível fazer downtime faz o StorageVMotion mas tome
cuidado com o momento do VMotion e certifique-se que existe banda
disponível para isso.

Para finalizar só uma curiosidade. Qual seu deadline para fazer essa
migração desta quantidade de dados ? Transferindo isso 24 horas a ~1
Gbps (o que não é o caso) iria demorar aproximadamente 148 horas o que
sao pouco mais de 6 dias. Como não é o caso e você nao vai estar no
computador o tempo todo para verificar quando acabou uma máquina para
iniciar a cópia de outra eu estimaria isso em pelo menos o triplo, ou
talvez 1 mês, trabalhando dedicado nisso e sem contar outros fatores não
previstos.

Um abraço e boa sorte.
Fernando Frediani