[GTER] Endereçamento IPV6

Claudio Junior csjunior at gmail.com
Fri Apr 10 11:54:21 -03 2015

Ola pessoal

Hoje estou começando a me aventurar no mundo IPV6. Para isto um cliente
solicitou junto a CTBC a ativação do IPV6 junto a um link novo, e acabamos
recebendo as seguintes informações:

REDE: 2001:AAAA:BBBB::/48
GW: 2001:AAAA:BBBB::1/48

Até ai tudo bem. Fui no meu roteador mikrotik que faz o nat para a rede
interna, ativei o suporte IPV6, adicionei na interface loopback um mac e
fiz a configuração conforme abaixo:

/ipv6 address
add address=2001:AAAA:BBBB::2/48 advertise=no disabled=no eui-64=no
from-pool="" interface=ether1-gateway
add address=2001:AAAA:BBBB:1::1/128 advertise=no disabled=no eui-64=no
from-pool="" interface=loopback
add address=2001:AAAA:BBBB:2::1/64 advertise=no disabled=no eui-64=no
from-pool="" interface=ether2-master-local

Como estou "quebrando" a faixa de ips vou ter que informar o roteador da
CTBC sobre esta alteração. Para isto já configurei o OSPF-V3. Adicionei a
principio a interface ether1-gateway na configuração e configurei a
instância para divulgar as rotas conectadas e estáticas como "as-type-1".

Estou no caminho certo? vocês poderiam me enviar algum material de apoio?
Estou me baseando em informações do site da mikrotik e também do site
http://ipv6.br sendo que estou fazendo os treinamentos (e-learning) que o
site oferece, e que por sinal são muito bons. Parabéns ao pessoal
responsável.

Há.. tenho acesso ao google e ele é meu amigo ;-)

Obrigado pessoal por qualquer ajuda/ideia

Claudio Jr.

--
Claudio da Silva Junior
csjunior at gmail.com