[GTER] Boa experiência com Colocation no Brasil

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Wed Apr 8 09:59:08 -03 2015

Eduardo,

Vale a pena pesquisar sobre o tema REIT um pouco mais. Não sei se existe
algum similar na legislação brasileira, mas é algo que faz sentido, é
basicamente o modelo dos shoppings e dos grandes condomínios, só que
aplicado ao datacenter como "obra de engenharia" e não como "operação de
TI".

São operações que tem características de investimento imobiliário, ou seja:

- tempo de maturação longo (leva de um a dois anos para tirar o projeto do
chão),
- tempo de retorno longo (tipicamente, 10 ou até 20 anos),
- taxas de juros relativamente baixas se comparadas com outros
investimentos.

Compare com as práticas de mercado de tecnologia: maturação curta (tudo é
"pra ontem"), retorno acelerado (três anos é uma eternidade), taxas mais
elevadas, muito em virtude dos riscos assumidos com a tecnologia, que muda
com grande rapidez.

Uma estrutura dessa viabiliza o colocation em condições mais atrativas. E
veja que os grandes investidores tem uma parcela do seu dinheiro alocado
nesse perfil de investimento, ou seja: há capital que se interesse em taxas
menores e prazos mais longos, com perfis mais conservadores. Note que a
obra em si é o lastro do investimento (não deprecia tão rápido).

Veja também que a Equinix, de acordo com o que eu li recentemente, estava
se transformando em REIT lá no mercado americano.

E por aqui, será que algo do tipo é possível? Não é minha especialidade...
mas quem sabe...

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366