[GTER] Boa experiência com Colocation no Brasil

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue Apr 7 20:23:32 -03 2015

Colocation é tido como o patinho feio do mercado de datacenter, como um
produto de baixo valor agregado, o que é meu ver é uma visão injusta.

Vejo uma diferença forte também entre o mercado brasileiro e o mercado
americano (não conheço o mercado europeu), porque lá existe uma figura que
não existe aqui, que são os fundos de investimento imobiliário que ficam em
infra física de datacenter. Esses fundos, os "REIT", suprem uma lacuna de
mercado que no Brasil acaba senda atendida por empresas originárias do
setor de TI ou de serviços, e que por isso preferem ofertas de datacenter
de maior especialização e valor agregado em vez de focar na infra de
colocation. Talvez por isso o nosso mercado seja tão carente desse tipo de
oferta.

Carlos Ribeiro