[GTER] RES: RES: Como bloquear que provedores ilegais utilizem seu link para revenda.

Silvio Licht Ahmad silviola at gmail.com
Tue Apr 7 17:05:09 -03 2015

Claro, em larga escala o problema do TTL fica meio sem controle, mas aqui
por exemplo, como é o provedor que configura 95% dos roteadores dos
clientes, nós desativamos o DHCP e utilizamos apenas as portas numeradas (
modo bridge ) enquanto que o DHCP das antenas libera por padrão 5 IPs (
medida de proteção / liberamos mais se solicitado, mas aí entra a questão
de alertar sobre lentidão de muitos dispositivos simultaneos ).

No caso do Limite de conexões, basta fazer um controle em separado por
protocolo, exemplo:
ICMP -> 50 con
TCP/UDP 53 -> 500 con
TCP 80/443 -> 1000 con
UDP/TCP restante (UDP !53 / TCP !80/443 )  -> 1000 con

Isso garante que um torrent na rede dele não ocupe todas as conexões, e
mantém a navegação a parte.

Eu mantenho uma lista com clientes que estouram, quando eles reclamam, já
informamos que estão havendo muitas conexões simultâneas e que estas
conexões podem estar sendo abertas por clientes P2P e que ele precisa ter
consciência que este tipo de protocolo monopoliza a rede. E se ele afirma
não ter P2P na rede dele... então só resta virus malware.

Se ele afirma que está conectando mas não está navegando, ou que precisa
desligar tudo e religar para navegar, então provavelmente ele tem um
vazamento de senha ( 5 IPs já esgotados no DHCP ).

Se ele diz que comprou um roteador e não conseguiu fazer funcionar ( TTL )
nós dizemos que traga a loja que configuramos sem custo ( de quebra além de
bridge, já vai um roteador configurado da maneira correta, com WPA2/AES e
senha complexa ).

Enfim, mas isso em larga escala não é possível ( apesar de que se não
economizar na folha de pagamento do suporte, pode ser possível ).