[GTER] RES: RES: Como bloquear que provedores ilegais utilizem seu link para revenda.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Apr 4 11:30:49 -03 2015

> Vou palpitar, a melhor forma, na minha opinião, de desencorajar o
> compartilhamento seria cobrar por uso, assim como ocorre com água e energia.
> Seria tecnicamente utilizar o parâmetro que mede o uso e aplicar
> tarifação, você poderia vender links abertos e quanto mais um cliente usar,
> mais ele irá pagar, existem alguns problemas na mudança do modelo de
> negócios; Se não me engano o pessoal em outra thread chamou de cobrança por
> 95 percentil.

O problema é que enquanto litros de água são coisas bem palpáveis, e todos
os equipamentos elétricos vem com uma identificação de capacidade em W
requerida, as aplicações não vem com nada disso, tipo "consome 1 GB por
mês", "App categoria B do Inmetro" ou nada parecido.

Por isso os modelos sem cobrança por tráfego, quando viáveis como acontece
com redes fixas, são mais bem-sucedidos: eles não tem surpresas sobre
parâmetros que o usuário não tem como avaliar ou controlar.

> Para não perde totalmente o controle financeiro, você pode trabalhar como
> a telefonia, tem a tarifa de uso mensal mais o excedente; Neste caso tarifa
> X pela porta de Y Mbps com direito a tráfego de Z GB/Mês, seguido da tarifa
> de excedente.
>
> Lembrando que internet tem muito mais relação com água e energia que a
> qualquer exemplo. Lembre-se, gato na água ou energia é crime, só para
> analogia ;)

O mundo criminal não trabalha com analogias; ou um crime está
explicitamente tipificado, ou a atividade não é um crime (mesmo que seja
lesiva e sujeita a indenizações).  Existe um crime de furto de energia, que
tem sido aplicado para furto de sinal e pode ser usado para questionar quem
não era assinante e puxou um cabo para sua casa... mas se já é assinante,
está descaracterizado o furto de energia pois o provedor que está mandando
energia para lá. Furto de energia também não se aplica a acessos wireless.

Rubens