[GTER] RES: Como bloquear que provedores ilegais utilizem seu link para revenda.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Apr 2 23:03:57 -03 2015

> Prezados,
>
> Eu acho que um provedor se parece mais com uma churrascaria rodízio, pois
> ambos esperam que o usuário médio coma/utilize pouco. Se todos os usuários
> ou clientes da churrascaria comerem/utilizarem muito, o modelo não se
> sustenta. Tente ir à uma churrascaria rodízio, pedir um único rodízio e
> dividir com sua esposa para ver o que acontece. O garçom te cobrará
> duplamente e não há Procon no mundo que dirá que estão errados.

As comparações com comida não funcionam para serviços de comunicação(notar
que isso é mais genérico do que telecomunicações), entre eles a Internet.
Comida é um bem rival e excludente; quando alguém come um pedaço de carne,
ninguém mais poderá comer esse pedaço.
http://en.wikipedia.org/wiki/Rivalry_(economics)

A cobrança da churrascaria é por pessoa; a do provedor, por circuito. Se um
provedor cobrar por número de moradores de uma casa, vai poder alegar
violação contratual se isso for compartilhado por mais gente... mas
desconheço serviço de acesso fixo cobrando por número de moradores.

Rubens