[GTER] IPoE: IP Over Ethernet - Alguém usa?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Apr 2 14:27:04 -03 2015

Briga velha pro aqui.
É uma discussão forte sobre como matar o PPP(protocolo considerado legado
por alguns).

A grande vantagem disso é a possibilidade de recursos distribuídos,
diferente dos CAVALARES PPP-SERVERS(B-Ras).
O "Tcham" técnico é a possibilidade do uso de processadores dedicados para
encaminhar os pacotes(afinal eu não conheço FPGA ou ASIC para PPP, ahhaha).

Há quem acho complicada a entrega de IP e configs para o end-user através
de DHCP.
Há quem não goste do barramento compartilhado nos end-user...
Mas para tudo isso há solução.

O que ainda é matador no PPP é a questão do controle de banda.
Para fazer isso no Ethernet normal, sinceramente? Ou você faz gambiarra, ou
você tem que usar ferramentas mais poderosas que os próprios
PPP-Servers(que é o que se quer eliminar a todo custo).

Como eu sei que vão surgir uma centena no flanco direito, e outras duas
centenas no flanco esquerdo, para contradizer-me e me surrar.

De antemão: Isso é SÓ a MINHA opinião. Não é verdade absoluta... Fiquem a
vontade para contribuir.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação