[GTER] Todo provedor "vende" SVA?

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Thu Apr 2 11:55:12 -03 2015

Por conta disso que querem "matar" a norma 04/95, porque aparentemente o
SCM engoliu a função do SVA.

Mas eu sigo torcendo para que isso não aconteça. Tem que combater junto aos
conselheiros da Anatel, pois o Bechara já deixou claro este seu
posicionamento. Tem que lembrar da época do Dial up, pois ai fica claro a
função do transporte SCM e do provedor SVA de internet.

Antigamente a TELESP era o SCM, conectava o cliente ao SVA. Hoje o antigo
SVA acaba fazendo tudo, e para isso tem que tirar a SCM.

Mas não precisaria, caso houvesse um SCM fazendo a conexão original entre o
cliente e o SVA. Esta conexão precisa ser feita por alguma empresa
outorgada, SCM, ou STFC, ou SLP, ou SMP, etc. Dali pra frente, ou seja,
desde o provedor para a Internet, pode ser feita por um SVA que não precisa
de licença alguma.

O SCM seria apenas o provedor de transporte ponto aponto.
O SVA seria o provedor de transito IP.

As teles são as "culpadas", pois elas viram o dinheiro mudando de mãos. O
argumento dela é que elas fazem o trabalho duro de lançar cabos, enquanto
outras empresas ficam com todo o lucro do valor adicionado.

Foi assim com a internet, e elas estão doidas para que seja assim com as
aplicações web (Neutralidade de Rede, Acordos de Peering, Google, Facebook,
Netflix). Ou alguém acredita que se dependesse das teles, estas empresas já
não fariam parte de seu portfólio de serviços adicionados?

Hoje a Vivo aqui em SP vende até automação de casas, alugava computadores e
notebooks, a TIM quer vender monitoramento de câmeras, e por ai vai.