[GTER] Caso estranho BGP

Fabio Colangelo fcolang at live.com
Wed Apr 1 22:05:05 -03 2015

Pessoal, estou me deparando com um caso estranho de BGP, gostaria da opinião dos colegas. Em um cliente tenho 02 provedores de UPSTREAM, provedor A e provedor B.

O cliente possui um /22 e por razões específicas anuncia o bloco segmentado em /24.

O que ocorre é o seguinte, se é feito o anuncio de um /24 primeiramente no provedor B e depois no provedor A, pode-se verificar em vários looking glasses do mundo e no próprio LG dos PTTs que aparecem rotas de entrada pelos dois provedores, ou seja, exatamente como tem que ser.

No entanto, caso seja feito o inverso, ou seja, se for feito o anuncio primeiramente pelo provedor A e depois pelo provedor B, simplesmente não aparece nenhuma rota em nenhum looking glass para entrada de trafego pelo provedor B, somente pelo A. Nessa situação, se for removido o anuncio para o provedor A, leva-se em torno de 3 minutos para que as rotas pelo provedor B sejam atualizadas nas tabelas de roteamento.

Mesmo que seja feito "prepend" no provedor A, as rotas pelo provedor B continuam NÃO aparecendo caso a ordem do anuncio tenha sido primeiro pelo A e depois B. É como se não tivesse feito nenhum anuncio pelo provedor B nessa ordem, no entanto como eu disse, se for ao contrário a ordem do anuncio tudo funciona perfeitamente.

Entendam ordem do anuncio, o momento em que se faz anuncio para o peer A ou B, ou seja, qual ocorre primeiro.

Ideias?