[GTER] Dúvida iBGP

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Sat Sep 27 23:01:58 -03 2014

Pessoal, muito obrigado pelas sugestões, estou avaliando a que
melhor se encaixa no meu cenário.

Não posso passar toda a rede pelo
segundo router por limitação de hardware (NPE-400) máximo uma full
routing, na verdade minha limitação de hardware atual é justamente a
motivação para esta mudança temporária no cenário até a aquisição de
novos equipamentos.

Quanto ao uso do Quagga, me identifico muito com
ele principalmente pela semelhança com o IOS e por rodar também no
FreeBSD, sistema operacional que uso muito (não tenho muito contato com
Linux), mais a diretoria da empresa infelizmente não confiaria uma
tarefa destas a um soft-router "montado em casa" (por mim até seria uma
possibilidade).

---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48)
8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA DE RECURSOS DE
TIC - Sul Internet [2]

 [2]

Em 27/09/2014 22:27, Emanuel Linoan
escreveu:

> Boa noite,
>
> Somente um deste dois roteadores serão
gateway da sua rede n é?!
> Creio que a melhor forma neste sentindo
seria assim:
> Operadora1+PTT <-> R1 <-> R2
> Operadora2 <-> R2 <->
LAN

> Onde as rotas do PTT vc repassa do R1 para o R2, ai sua rede
vai ter upload para o PTT, e os anúncios out mais específicos para o
obter um download preferencial pelo PTT.

Em 27/09/2014, às 22:08, "Rubens Kuhl" <rubensk at gmail.com> escreveu:

> [...]
Hoje faço o balanceamento do tráfego pela publicação de prefixos
diferenciados entre minhas duas operadoras de trânsito. Neste caso os
prefixos mais específicos de uma operadora serão anunciados em um outro
router.
tráfego na sua mente... porque parte da sua rede está num roteador e
parte em outro do ponto de vista de topologia ? Note que não importa por
onde os prefixos dessas partes estão sendo anunciados, e sim como é na
realidade sua topologia.

como os usuários atraz deste novo router irão se beneficiar disso?

Isso você mesmo já respondeu em outra mensagem: você vai precisar mandar
os prefixos do PTT de um roteador para o outro via IBGP, a não ser que
apenas um dos roteadores (o da sessão com PTT) seja sua saída primária
para toda a rede. Rubens -- gter list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter [1]