[GTER] Cisco ASR1001/1002 como concentrador PPPoE

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Wed Sep 17 23:45:41 -03 2014

Eis outra dúvida que mando aos mais familiarizados com a linha
ASR1000 da Cisco. Tenho hoje um border 7206VXR rodando 2 sessões full
com operadoras mais o PTT-SP, além de WCCP para um cache e OSPF para o
tráfego intra-ASN.

Como não estou muito familiarizado com esta linha
de produtos, e me interessei na mesma em virtude dos baixos custos x
alto throughput. No entanto ainda não é um investimento a ser feito as
cegas, afinal o custo mesmo baixo ainda é alto para qualquer margem de
erros na aquisição. Por isso estou tentando me informa o máximo possível
antes de comprar gato por lebre.

Pesquisando sobre a aplicabilidade
desta linha, encontrei informações que me levaram a estudar mais o
licenciamento da nova versão do IOS e cheguei a este exemplo:

http://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/routers/asr-1000-series-aggregation-services-routers/guide-c07-731639.html#_Toc397473359
[4]

Acredito ser o mais próximo da minha realidade, no entanto foi
citado 8GB de RAM, isso é devido a nova versão XE do IOS?

E este
hardware, SPA-5X1GE-V2 qual a necessidade dele para a licença inicial de
2.5Gb se o modelo ASR1001 tem 4 Built-in GB (e o ASR1002 tem 6)?

quanto a licenciamento, por que desta licença: SASR1001UK9-32S?

Já
esta outra é a que habilita protocolos de roteamento IP avançado (BGP,
MPLS) SLASR1-AES?

Sei que são muitas dúvidas, mais acredito que aqui
seja o local mais amigável (e ao mesmo tempo confiável) para
levantá-las.

---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819
/ 3524-0700 - marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul
Internet [2]

 [2]

Em 17/09/2014 23:07, Márcio Elias Hahn do
Nascimento escreveu:

> Em resumo, alguém da lista já comprou modelos
da linha ASR da China

marcio at sulinternet.netGERÊNCIA
> DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

> [2]
>
> Em 17/09/2014 09:11,
> Carlos Ribeiro escreveu:

Isso sem contar o caso que eu já vi de

> placas para roteadores Cisco
de

> Essas placas são
encontradas no mercado
> neg
>

> border-left:#1010ff 2px solid;
margin-left:5px; width:100%">sistema. De alguma forma o

fabricante, ou algum terceiro que esse
> É o tipo da
>
> coisa, se
fosse para comprar um MX5 na China certamente não sairia por
> US$ 22k.
O que eu vou falar aqui certamente vai gerar polêmica, mas tem
> que ver
também que tipo de equipamento é esse que vem com desconto tão
> grande.
Há duas fontes possíveis, uma "mais ou menos" legal e outra que

certamente é ilegal. Existem empresas globais especializadas em

equipamentos "refurbished", alguns vem novos na caixa, outros vem com

sinais de uso. Nem todas são chinesas, quando trabal> oal compra
equipamentos não utilizados ou recentemente desmobilizados em leilões.
Tudo isso tem a ver com as regras contábeis das grandes empresas, que
muitas vezes são "obrigadas" a se desfazer de ativos já depreciados e
que n&ati
> ais entrar na planta. O problema é que o fabricante não dá
suporte para este equipamento, e o software que roda nele não está
licenciado, ou seja, é pirata. Esse é um tema controverso, mas pelo
menos, há quem entenda que o comprador tem o direito de rodar o software
que estivesse na caixa. E finalmente, tem que ver como é que esse
equipamento está entrando no Brasil, se é declarado ou não. Se o
equipamento estiver sendo trazido legalmente, menos mal (mas ainda com o
risco do software). Agora, existem também empresas que revendem
equipamentos de procedência muito mais duvidosa. E certamente, há quem
compre. Esse tipo de prática no nosso mercado infelizmente ajuda a criar
problemas, inclusive de concorrência desleal entre

> quem está
comprando tudo do jeito certo, e quem não está. Sabemos que o
> custo
Brasil é alto, mas pelo
> menos, ele é (ou deveria ser) igual
>
> para
todos. A partir do momento em que uns fazem tudo do jeito certo, e

outros cortam caminho, entendo que alguma coisa está
errada.cribeiro at telbrax.com.br <javascript:;> www.telbrax.com.br [3] [1]
Em 16 de
> setembro de 2014 18:03,> gt; escreveu:
> d; margin-left:5px;
width:100%"> Pessoal, já

> perguntaram antes, mas não vi resposta> a
ASR1001/1002 para rodar
> g-left:5px; border-left:#1010ff 2px solid;
margin-left:5px; width:100%"> um

> servidor pppoe? Caso afirmativo
qual seria es
> il;a? Estou em contato
>
> com um fornecedor que traz
da China por $6500, valor com ser um preço
> muito bom, comparado com os
$22000 por um MX5. Em 16 de setembro de 2014
Costa < habner at outlook.com<javascript:;>
> escreveu: Usamos ASR9000 >
egistro.br/mai">https://eng.registro.br/maigter">https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
[1] [2] http://www.sulinternet.net [2] [2] -- gter list