[GTER] Modelo de venda de transito no Brasil

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Sep 16 00:37:36 -03 2014

Perfeito, o email abaixo do Kurt está ótimo e é bem isso mesmo.
Prezados:

Felipe - A questão sobre querer comprar ou não muito provavelmente seja
baixa justamente pelo desconhecimento que ela é possível e pela falta de
cultura. É uma analogia similar a quando o sujeito diz: "Ahh, eu não vou
disponibilizar IPv6, porque ninguém está disponibilizando mesmo." E
nisso se passam 15, 20 anos.
Sua comparação com churrascaria rodízio é bastante válida e merece
atenção numa eventual oferta desse tipo.

Carlos - Nao há necessidade de ser Tier 1, apenas de cobrir seus custos
adequadamente. É errado pensar que o custo do megabit seja o mesmo no
modo 95th percentile e no modo usual (link full) praticado aqui no
Brasil. Vai custar mais ! E ai cabe a pergunta. "Por que pagar mais do
Megabit ?" Porque devido a flexibilidade deste modelo, ele te permite
gerenciar os picos de maneira eficiente, evitando a contratação
antecipada de link-full necessário apenas por um período curto. Te ajuda
a diminuir, na média anual, a diferença entre o seu uso e o seu CDR (ou
CIR) contratado, portanto os custos se equiparam no final das contas (e
do ano) portanto não creio que há esse risco eminente da operadora
perder receita abruptamente. Como dito pelo Kurt, a necessidade de
dimensionamento é baseado no CIR, um pouco além talvez. Obviamente você
não vai chegar com 622Mbp/s e distribuir várias portas de 1Gbp/s pra
vários clientes.

Jeferson - A questão do custo do transporte, ainda consideravelmente
alto, é uma realidade, principalmente ao provedores do interior dos
estados. Uma das opções é por exemplo múltiplos  provedores em uma mesma
cidade ou regiao contratarem um único transporte até a capital e
compartilhar os custos, porém nem sempre pode ser feito por recusa de
supostamente se favorecer o competidor. Compreensível, porém quando
existe uma telecom grande competindo no mesmo local penso que ou os
pequenos se juntam ou a telecom come um por um.
A Telebras é uma opção interessante e ela tem contribuído para ajudar na
diminuição do custo do transito e por levar a localidades com pouca
disponibilidade. Inclusive eles tem uma oferta de Clear-Channel que pode
ser usada para esse proprósito. Os dois grandes problemas da Telebras
são: 1) Ainda nao possui a capilaridade necessária para competir igual
para igual com essas grandes telecoms. 2) Falta mais investimento do
governo federal para expansão do backbone e sem esse investimento ela
nao vai conseguir crescer só com o lucro (o ultimo balanço que li eles
estavam no negativo). Além disso eles compram transito de todos essas
telecoms que você citou. Quando ficarem prontos os cabos submarinos
planejados até Miami, Lisboa e África será algo significativo para
redução do custo de transito por aqui.

Abraços.
Fernando Frediani