[GTER] Cisco RV320 - Problemas ao habilitar SNMP

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Mon Sep 15 12:30:50 -03 2014

Por incrível que pareça, o SNMP é um dos maiores vilões de consumo de CPU
que existe. Uma das formas mais antigas de atacar uma CPU de roteador é dar
um "snmpwalk" contra ele, muito roteador antigo abria o bico assim.

O formato dos pacotes SNMP é extremamente intrincado, feito numa época em
que economizar cada bit no meio de transmissão era necessário. Se fosse
feito hoje em dia o formato certamente seria outro (pacotes maiores, porém
com menos processamento para "otimizar" o espaço).

Esses equipamentos de pequeno porte tipo a linha RV tem CPUs lentas, alguns
são do tipo "SoC" (System on a Chip). É bem provável que o culpado seja o
SNMP mesmo e aí não tem jeito. Só pegando um roteador maior.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366
Tel: +55 (31) 3305-5620