[GTER] PTT-SP - Transito X Peering

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Sep 7 17:14:59 -03 2014

No GTER em Itajaí, num dos intervalos, eu tive uma conversa com um operador
local cuja conclusão foi exatamente a contrária. Ele ou o upstream dele tem
GGC, o custo por Mbps para ele chegar até o PTT-SP é o mesmo de trânsito, e
ainda sim uma coisa valia a pena: acesso aos serviços do Google que não
estão no GGC, como a conexão com o Gmail e o DNS 8.8.8.8. E não apenas o
tempo de resposta do 8.8.8.8 costuma ser melhor em SP (quando o Google não
desativa ele como às vezes acontece), mas o 8.8.8.8 internacional causa a
vinda de conteúdo da Akamai lá de fora, enquanto o 8.8.8.8 aqui em SP faz
com que conteúdo da Akamai venha daqui do Brasil em racks na rede dele.

Quando o cliente dele usa DNS dele não há problema e ele consegue a melhor
performance de CDNs. Se você mantivesse PTT-SP mesmo contando que o tráfego
do GGC não venha de lá, ainda vale a pena. Possivelmente com um volume
menor.

Rubens