[GTER] Modelo de venda de transito no Brasil

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Fri Sep 5 23:20:44 -03 2014

No livro The Internet Peering PlayBook, uma das jogadas que ele apresenta é
o provedor que se instala dentro de um data center de alta disponibilidade
de links e contrata pelo menos 20 links de diferentes empresas, todos
usando a regra do 95th percentile. Ele ajustaria seu consumo para nunca
passar de 5th percentile e no final do mês, praticamente não pagava nada de
transito, somente o minimo para se conectar na porta.
Se vc tiver 24 links, basta usar uma hora em cada um por dia que cai nesse
cenário. Imagine que interessante se isso ocorrese aqui.

Eu acho que é em grande parte, cultural mesmo, e em certa parte, baseado na
infra estrutura disponivel. Na Australia (Oceania em geral) que estão
conectados a internet através de um único cabo submarino, o cliente final é
tarifado por Mb, igual telefonia aqui no Brasil.
Outra coisa, na Europa, grande parte do consumo esta direcionado aos IDC da
propria Europa. Nao tem muito trafego internacional. Aqui no Brasil, isto
seria equivalente ao que é destinado aos PTT´s. A hora que todo conteúdo
estiver no PTT é capaz de que as operadoras pensem em alguma forma criativa
de se bilhetar, para tentar aumentar a receita.

ᐧ