[GTER] PTT-RJ em detrimento do PTT-SP

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Fri Sep 5 22:53:26 -03 2014

On 05/09/2014 20:01, Felipe Trevisan wrote:
> [...]
> velocidade média da base de assinantes.
> Posso sugerir uma planilha para que as cada um preencha a informacao de
> modo anonimo, somente para termos uma ideia de quanto se consome de banda
> media por provedor e por assinante?
>
> Gostaria de saber mais sobre isso desde que li um dos ultimos relatorios ao
> acionista da GVT antes dela fechar o capital.
> Estavam na época migrando de 2 Mbps em média para velocidades acima de 10
> Mbps, e um dos destaques do relatório era que ao aumentar a velocidade
> media da base de assinantes, o consumo de link, caiu, ao inves de aumentar

Sim nós percebemos isso em testes. O consumo alto se dá quando os
assinantes passam mais tempo baixando as coisas e assim usando toda a
banda contratada dele.
Imagine um arquivo com X megas e um assinante com banda de 1Mbps
baixando esse arquivo. Vamos supor que seja um episódio de seriado e ele
leve 2 horas baixando. São 2 horas ocupando toda uma banda. Passando
esse mesmo assinante para 10Mbps, ele baixará esse mesmo arquivo em
muito menos tempo, vamos dizer que uns 12 minutos, e em muitos casos vai
parar para assistir rsrsrs. O mesmo ocorre com vídeos que são carregados
rapidamente para o cache e liberado o link.
Logicamente que vão existir casos de clientes hardcore que usam sua
banda praticamente toda 24/7 mas pelo que vimos aqui isso é muito mas
muito pouco em relação à toda a nossa rede.