[GTER] Solução para PPPoE server

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri Sep 5 16:46:19 -03 2014

Então, sou usuário antigo de FreeBSD, e estou implantando PPPoE na
nossa rede. Cenário parecido com o do colega em número de sessões
ativas, no entanto surgiram algumas restrições.

Um de nossos objetivos
é manter os concentradores em nosso CPD, por várias razões óbvias,
ambiente próprio, climatizado, com redundância de nobreak e geradores,
etc. Infra que não temos em pops por exemplo.

Outro objetivo é o
roteamento da rede, implantação do OSPF, tendo em vista que hoje usamos
tudo em bridge separados em VLAN's.

Ao tentar atingir estes 2
objetivos cheguei a conclusão que o interessante seria o uso de MPLS,
porém somente achei um projeto no Free que está parado a anos. Outras
opções seriam Mikrotik, Cisco e Juniper (de meu conhecimento). Por
razões óbvias de custo usamos Cisco somente na borda da rede, e por este
motivo estou agora estudando com Mikrotik mesmo.

A ideia é fazer o que
os colegas falaram, utilizar Mikrotik como concentrador PPPoE até que o
número de clientes compense a utilização de um Cisco ou Juniper.

Aproveitando o gancho do colega que citou o MPD, como está utilizando
seus concentradores, está colocando eles próximos dos clientes, ou seja
nos POPs? Ou está usando bridge com VLAN?

Até cogitei túneis GRE no
FreeBSD, mais ví que o desempenho quando comparado a MPLS/VPLS é
bastante inferior acabei desistindo.

Pensei também na linha da
Ubiquiti que está sendo lançada agora no mercado os EdgeRouter, mais é
outro equipamento que não da suporte a MPLS.

Gostaria de usar o
FreeBSD, me adaptei muito bem ao Quagga (qualquer semelhança com IOS é
mera coincidência?) mais sem poder manter os concentradores no CPD e ao
mesmo tempo rotear a rede é difícil.

---

Att

Márcio Elias Hahn do
Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA
DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [3]

 [3]

Em 05/09/2014 11:34, Alex
Montoanelli escreveu:

> Ou FreeBSD com MPD.
>
> --
> *Alex
Montoanelli*
> » Unetvale <http://www.unetvale.com.br [2]>
> » +55 48
3263 8789

Fadel Kammer <fknet at conchalnet.com.br>:

> [...]
um assunto já discutido, porém gostaria de um auxílio para escolha de
hardware, distribuição e softwares para a autenticação de cerca de 3000
conexões PPPoE simultâneas com autenticação em servidor FreeRadius.
Algum colega poderia me auxiliar na escolha? Estou estudando a mudança
pois AINDA não estamos enfrentando problemas com PPPoE usando RouterOS
como servidor, mas por N relatos que vejo na internet todos os dias
percebo que isto ocorrerá conosco mais cedo ou mais tarde, então quero
fazer algo antes que o "bicho pegue" por aqui. Compensa insistir em uma
solução open source ou o caminho é a compra de uma caixa fechada mesmo
para esta finalidade? A maior preocupação em se ter uma solução fechada,
como juniper, não é apenas o custo de uma solução, é a distribuição de
nossa rede, que teríamos que mudar várias coisas na infra estrutura e, a
principal, é o backup/redundância. Por opção da nossa empresa hoje temos
backup de todos equipamentos que temos em produção e manter um juniper
parado é um custo alto. Obrigado -- Fabrício Fadel Kammer skype:
[1]