[GTER] BGP Vyatta e RB1100

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Oct 27 10:50:28 -02 2014

> Srs, há algum tempo postei aqui e pedi dicas de como ter 2 upstreams em
> uma das localidades que atendo.Tive problemas como tantos outros com MK e
> descontando as soluções de mais de 20 mil reais, de longe, o melhor custo
> benefício foi a implementação do Vyatta para o BGP.
> Tomei esta decisão em função do bug de rota presa do MK e também do tempo
> de convergência alto (cerca de 3 min) no MK.
> Pois bem, como começarei a ter 3 upstreams, decidi comprar um Edgerouter
> pro da Ubiquiti e fazer upgrade na RAM dele, ele roda um fork do Vyatta.
> [...]

OSPF e IBGP também são roteamento... e a forma mais escalável para o futuro
onde você possa ter redundâncias múltiplas é usar OSPF e IBGP, com rota
estática de backup.
OSPF: Divulgue uma rota estática a partir do seu Edgerouter.
IBGP: Divulgue seu bloco IPs público e todos os possíveis IPs privados
(10.x, 172.16/12, 192.168) a partir da RB1100 para o Edgerouter
Estática de downlink: Estática no edgerouter apontando o bloco para a
RB1100, com distância administrativa maior do que a do IBGP e a do OSPF
(mas em geral a do IBGP já é mais alta)
Estática de uplink: Estática default na RB1000 apontando o bloco para o
Edgerouter, com distância administrativa maior do que a do IBGP e a do OSPF
(mas em geral a do IBGP já é mais alta)

Rubens