[GTER] Aterramento CPD

Oripide Cilento Filho ocilento at gmail.com
Wed Oct 22 10:37:34 -02 2014

Prezados

Na minha opinião o  Henrique explicou de forma bastante clara a situação e
os potencias problemas.

Além de procurar um engenheiro eletricista, antes de passar qualquer
orientação genérica, é preciso saber onde você está instalado ( casa,
prédio próprio, condominio multisuário,  etc... ) pois parte da
infraestrutura já poderia estar disponível.

Fazer uma instalação desta natureza depende de conhecer as condições
iniciais da instalação projetada e efetivamente instalada.

A muito tempo, as boas práticas de instalação prescrevem um aterramento
único (uma "rede" que interliga os pontos de aterramento que em muito caso
inclui a ferragem dentro do concreto das vigas e pilares ) com uma barra de
equipotencial onde vários condutores estão interligados para atender a
funções diferentes.

Existem outras normas (estrangeiras) que tratam de aterramento de Data
Center  tais como TIA 942 e ANSI/BICSI-002-2011 .
A própria ABNT 14565 ( cabeamento estruturado e edificios comerciais e Data
Center ) no anexo ( Melhores Práticas para projeto e instalação de
infraestrutura para data centers ) no item F9 deste anexo trata de
aterramento.

Oripide