[GTER] Web Filter

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue Oct 21 07:48:46 -02 2014

Já trabalhei em ambientes com e sem controle, vejo prós e contras dos dois
lados. O melhor controle que eu já vi é baseado na pressão social do grupo:
publique uma lista anônima de volume de acesso por site/serviço, e as
pessoas vão começar a notar quem abusa.

Independente do mecanismo, é fundamental que todos os funcionários assinem
um termo de compromisso logo na contratação, onde informam estar cientes
das políticas de uso da rede; que a rede é oferecida pela empresa como
instrumento de trabalho, e qualquer possibilidade de uso particular é mera
liberalidade sem configurar direito adquirido; e finalmente, que a empresa
tem o direito de monitorar as comunicações visando garantir o bom uso e a
segurança interna.

Carlos Ribeiro