[GTER] Porque Taxa de download oscila?

Rafael Koike koike.rafael at gmail.com
Mon Oct 13 12:02:07 -03 2014

Alem do tamanho do pacote a latência é algo muito importante (tempo de
processamento do pacote e tempo de transmissão pelo meio físico).
Se for fibra você tem o tempo de viagem da luz de uma ponta a outra, e se
for elétrico o tempo de transmissão da energia elétrica de um ponto a outro.
Alem destes tempos há também um overhead do TCP que inicialmente há o
handshake e posteriormente ao estabelecimento da conexão as confirmações do
recebimento dos pacotes que são feitos em janelas determinadas
dinamicamente.
Estas janelas podem controlar o fluxo de envio dos pacotes aumentando ou
reduzindo a velocidade de transmissão.
E por ultimo mas não menos importante é o processamento do servidor e/ou
cliente ao receber estes pacotes e processa-los, sendo eles gravados em
disco ou utilizados diretamente da memória.

Em resumo:
Velocidade do meio de transmissão
Latência do processamento do pacote em cada dispositivo que ele é
processado (Roteador, Switch, hub, regenerador, etc.
Tamanho da janela de confirmação dos pacotes TCP
Handshake
Poder de processamento do servidor e/ou cliente que processa os pacotes.