[GTER] Mensurar trafego de usuarios para determinar perfis

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue Oct 7 09:00:39 -03 2014

Pablo,

A solução (infelizmente) não é open source. Trabalhamos com um appliance de
Netflow nacional, desenvolvido por uma empresa carioca, que é o Trafip. Eu
recomendo fortemente o produto deles para provedores e acho uma pena que
pouca gente use, pois o preço na minha opinião é bem razoável
(especialmente se você considerar quanto a gente gasta de banda por mês).

Um dos motivos de usarmos este appliance é a "chatice" que é gerenciar
coleta Netflow na rede. A tecnologia não é complicada mas a operação é
chata, pois o Netflow gera volume absurdo de dados. Na minha opinião o
tempo que se perde cuidando dos coletores Netflow não compensa a economia
na compra de solução. Obviamente isso é uma opinião pessoal e pode variar
de provedor para provedor.

Estou conversando com a equipe de desenvolvimento deles, eles já fizeram
alguns protótipos e testes. O assunto vimos que é promissor mas uma série
de detalhes que precisam ser melhor discutidos.

Nos próximos dias espero ter novidades.

Carlos Ribeiro