[GTER] Ataque DDOS

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Sat Oct 4 10:37:20 -03 2014

Nós somos ISP e temos sofrido ataques DDoS na madrugada, da ordem de
1Gbps ou mais.
O complicado é que como não tem um horário certo pra isso acontecer fica
difícil analisar na hora do problema. Porque também não dura muito o
ataque. Acredito que seja para dificultar a identificação.
Como o ataque é sempre direcionado para alguma cidade nossa estou
pensando em montar um IDS/IPS em bridge antes do router para identificar
os ataques e bloquear antes de passar por ele. Porque no router entram 3
links grandes mas são distribuídos em links menores para as cidades e aí
causa o problema naquela cidade onde o clear channel é de 1 Gbps ou menos.

Coloquei um monitoramento em um IP que não está sendo usado por nenhum
assinante nosso e para a minha surpresa peguei vário IPs enviando
pacotes para ele de fora em diversas portas, freneticamente de tempo em
tempo. Bloqueei todos esses IPs.