[GTER] Configuração de strong x weak host model para servidores

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Sat Oct 4 09:54:18 -03 2014

Rubens,

Na verdade, o motivo pelo qual eu comecei essa discussão foi para discutir
eventuais experiências com "strong host" x "weak host", e principalmente,
experiências práticas na configuração e ajuste de diversos ambientes.

Imagino que você já tenha mexido com isso (como com quase tudo!). No caso
do Linux, o que eu achei até agora foi somente o ajuste do rp_filter para
fazer o "reverse path filter", e alguns ajustes de ARP como você mencionou
na sua resposta. Mas não vi ainda uma forma de alterar a seleção da
interface de saída (a parte do "strong host sender"). Vi alguns comentários
segundo a qual isso pode ser modificado com uma opção mas não achei qual
seria. Também vi sugestões de fazer isso usando iptables, forçando a saída
pela placa correta. Você já chegou a configurar isso, ou conhece alguém que
teve que fazer?

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366