[GTER] Configuração de strong x weak host model para servidores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Oct 3 22:13:13 -03 2014

> Prezados,
>
> Como parte de um trabalho para um cliente, estou pesquisando o suporte a
> tipos diferentes de "host model" para servidores. É um tema interessante e
> para o qual existe relativamente pouca informação e troca de experiência.
>
> Basicamente, em um servidor com várias interfaces, existem dois modos
> primários de comunicação:
>
> - No "weak model" o servidor pode enviar e receber pacotes com o IP de
> qualquer uma das interfaces existentes em todas as interfaces. Este é o
> comportamento default do Linux e das versões antigas do Windows.

> [...]

Só complicando mais o seu problema, essa questão afeta também ARP de forma
diferente entre sistemas operacionais. Alguns sistemas operacionais por
default respondem ARP de qualquer de seus IPs por qualquer das interfaces,
e outros não... mesmo que em TCP o comportamento daquele mesmo sistema
operacional seja diferente. Isso afeta sistemas de tolerância a falha e
balanceamento que usarem ARP como critério de "está vivo". No caso do Linux
é possível via /proc definir o comportamento para algum que funcione como
você ou a infra-estrutura ao redor espera.

Rubens