[GTER] FreeRadius e accounting de hora em hora

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Thu Oct 2 09:55:28 -03 2014

Fabricio, acho que vc está equivocado.

O que não tem no RouterOS é
PoD (Packet of Disconnect), mais CoA tem sim.

http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:RADIUS_Client [3]

Se vc está
vendo somente Accounting na conexão e desconexão é por algum problema
relacionado a configuração, aqui estou testando e funciona normalmente.

---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700
- marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

 [2]

Em 02/10/2014 07:35, Fabrício Fadel Kammer escreveu:

> Bom
dia pessoal,

> Desculpe-me pela falta de retorno em meu tópico,
fiquei ausente estes dias.

> Como diria Jack, vamos por partes:

O Interim Update está configurado em meus mikrotiks (que são os
concentradores PPPoE)
> Problema é que se o usuário não desconectar é
visto apenas 1 registro da tabela Radacct do FreeRadius
> Sobre COA:
Mikrotik não tem implementado pacotes COA para conexões PPPoE, pelo
menos não tinha e não achei nada de documentação dizendo de sua
implementação.

> Pelo jeito acho que a única forma é eu acionar um
stored procedure através dos arquivos de configuração do FreeRadius
mesmo, ao invés de fazer o insert/update direto na tabela, só fico
preocupado com o desempenho disto.

> Algum colega tem alguma outra
sugestão?

> --
> Fabrício Fadel Kammer
> skype: ffkammer
>
> Em
16/09/2014, à(s) 17:14, Márcio Elias Hahn do Nascimento
<marcio at sulonline.net> escreveu:

> [...]
as configurações da sessão do usuário sem desconectar o mesmo, usando
CoA, Interim Update aliado a um pouco de conhecimento em UnLang fazem
milagres. Exemplo: vc configura os updates para rodarem de 5 em 5 min
(ou menos) e a cada update vc pode verificar o que vc quiser usando
UnLang e dependendo do resultado montar um pacote de CoA ao NAS (cada
NAS tem requisitos de atributos para identificar a sessão do usuário).
Fiz um controle de tráfego com franquias mensais usando FreeRadius e MPD
no FreeBSD, com o usuário fazendo download quando estourava a quota e a
limitação de banda se tornava maior, via-se a taxa de transferência
caindo para a nova configuração. Muito massa. --- Att Márcio Elias Hahn
do Nascimento (48) 8469-1819 / 3524-0700 -
marcio at sulinternet.netGERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2] [2]
Em 16/09/2014 16:26, Thiago Damas escreveu:

> [...]
16 de setembro de 2014
<fknet at conchalnet.com.br>

pessoal! Alguém conhece uma solução eficaz para fazer o accounting de
conexões PPPoE de hora em hora para poder disponibilizar relatórios de
extrato de uso mais legíveis e para trabalhar com franquia de dados
diárias sem precisar desconectar o usuário a cada hora? Achei uma
solução interessante na internet, com o freeradius chama uma Stored
Procedure para fazer o accounting e esta se encarrega de fazer a
gravação de um registro por hora, mas fiquei preocupado com o desempenho
de fazer isto usando-se SP em MySQL. Obrigado Fabrício Fadel Kammer
Skype: ffkammer 19 3866-1100 -- gter list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter [1][1]