[GTER] Escalar OSPF / iBGP

Shine eshine at gmail.com
Tue Nov 25 23:55:04 -02 2014

Não digo bem iBGP, mas BGP em geral, isso inclui eBGP.
Pode ser uma questão de gosto pessoal, definir um protocolo também tem esse
fator de conforto operacional e de desenvolvimento que deve ser
considerado, fora entender se a curva de aprendizado não vai ser um
obstáculo no decorrer do tempo. Mas definitivamente BGP e OSPF são
protocolos com princípios distintos, se fosse uma comparação OSPF com ISIS
seria algo ao menos mais próximo.

Vamos pegar OSPF e BGP para você poder ter uma idéia.
Com OSPF, qual a sua opção para manipular o tráfego além de cost? E indo
além, como controlar o que é ECMP, o que não deveria ser?
Agora vamos ao BGP. Você consegue balancear por faixas de prefixos IP? Como
controlar ECMP? Como manipular os prefixos para ter maior peso ou menor
peso entre as faixas?
Quando você observa as características de como funciona o path selection do
BGP e do OSPF, então acho que a questão de manuseabilidade do tráfego fica
evidente.

Deixando claro que não existe protocolo "melhor" ou uma receita pronta para
todos os casos, o uso é muito dependente das características da rede e das
aplicações em cima dessa rede. Tanto BGP como OSPF têm pontos positivos
como negativos.

Um outro ponto muito válido que o Bruno colocou é que o uso de um protocolo
não inviabiliza o uso de outro, é possível usar overlay de protocolos e se
beneficiar de ambos, fazendo uso complementares deles na rede em alguns
casos.