[GTER] INTEGRAÇÃO ATA + ASTERISK + ARDUINO

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Sun Nov 23 16:56:04 -02 2014

> On 21/11/2014, at 21:57, Caio Zanolla <zanolla at gmail.com> wrote:
>
> Ata nao serve pra isso.
> Voce vai precisar de uma clone x100p.

O ATA dele é um SPA3000 que tem uma porta FXS e outra FXO, ou seja atende. Uma clone x100P ou x101 no Brasil, nova, sai por 140 reais (uma barata) ou 160 reais (preço mais comum), enquanto o mesmo ATA esta no mercado a 190 reais, ou seja 30 a mais pra ter um device com 2 portas FXS e FXO, não sei até que ponto compensaria ter uma X100P.

Exceto no cenário dele de testes e desenvolvimento, que é de fato mais divertido.

Basicamente o que voce precisa fazer é bem simples e voce ja tem tudo em mãos. So precisa registrar o usuário do ATA no asterisk e registrar. Uma vez registrado, você deve ter um ramal criado pra esse usuário no sip.conf. Entra na interface de administração do ATA e faz uma regras que quando a linha chamar, manda pro usuário registrado no Asterisk.

No asterisk no extension.conf você faz um dialplan que quando o ramal desse usuário chamar você atende e redireciona pra URA. Nessa URA voce faz as gravações de voz e poe la as ações a ser disparadas, “tecle 1 para piscar o LED, tecle 2 para reboot, tecla 3 para puxar um ramal externo, tecle 4 para saber a temperatura local” etc tudo que seu arduino tiver de sensor.

Talvez o que voce precise é apenas se inteirar melhor de Asterisk do que outra coisa, pq o restante voce tem em mãos, basta fazer.

No meu tempo livre brinco com Beaglebone Black, entre outras coisas o que ja fiz foi a BBB atender FXO com esse adaptador USB:

http://www.amazon.co.uk/OBiLINE-Phone-Adapter-OBi202-OBi200/dp/B00DP4YOJ6/ref=pd_sim_ce_4?ie=UTF8&refRID=1KAHSYWR1SP7G1552S8A

O OBi funcionou, FreeBSD/arm em uma Beagle, porque pode ser controlado pelos módulos normais do DAHDI (zaptel). Mas antes do sucesso fracassei com esse aqui:

http://www.sangoma.com/products/usbfxo/

Esse da Sangoma é mais bonito, mais portas, e tem mais funções. No entanto pra mim não funcionou, o driver DAHDI open source não funcionou, o fornecido pela Sangoma por sua vez não funciona em ARM. Ou seja grande chance de sucesso em um hardware x86 mas em ARM comigo, furou. Vi relatos de quem fez funcionar em Linux então talvez com Linux voce tenha sucesso, com FreeBSD eu desisti, especialmente pq na opção que funcionou, a OBi, puxa só 500mA de corrente enquanto a Sangoma puxa 1amp ou mais com 2 portas, e pra mim isso foi decisivo ja que a primeira me permite usar numa BeagleBone alimentada por bateria e a Sangoma eu precisaria de fonte externa.

Enfim muita diversão a vista. Boa sorte :-)