[GTER] Ambiente ADSL

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Fri Nov 21 10:48:25 -02 2014

doug.pavanelli at gmail.com>:

> Não seria o caso de montar um micro DSLAM dentro do laboratório, digo, ter
> o equipamento, 4 rolos do par trançado em diferentes quilômetro...? Falo
> isso levando em consideração o que o amigo Cássio pensou.

Pois é. Eu acho muito bacana a opção dos simuladores. Nem lembrava mais que
eles existiam, mas pensei exatamente nisso que citou. Pelo que o pessoal
esclareceu, os simuladores conseguem até "reproduzir" o efeito de uma
fiação ruim na casa do cliente, efeitos causados pelas diversas fontes de
ruído, um DSLAM sobrecarregado etc. Eu não conheço a fundo os simuladores,
mas tenho uma "queda" por fazer o experimento mesmo, com as partes
envolvidas. Nem sempre isso é possível, por causa de limitações
financeiras, de tempo, de espaço etc, mas sempre que é, eu prefiro. :-)

Obrigado.

Cássio