[GTER] BGP problemático com Mikrotik = Ideia

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Thu Nov 20 02:29:02 -02 2014

Sou Fã do Free desde a versão 4.x, uso ele pra tudo, mais
curiosamente nunca o usei com BGP, mesmo conhecendo o Quagga nunca o
coloquei em produção para este fim. Neste ponto da rede sempre usamos
Cisco e eu sempre fui pra praia sem nem sequer lembrar de BGP também.

Bom ai veio a Ubiquiti (nada contra a empresa, mais muito a favor da
mesma) e lançou o EdgeRouter, veio por sua vez o Uesley com o Curso
sobre o tal router, e decidi colocar o mesmo em produção.

Resultado
final, continuo frequentando a praia e esquecendo o BGP, por sinal,
tenho que praticar um pouco o EdgeOS qualquer hora para não ficar no
esquecimento...

Sobre Mikrotik, conheço o básico, usamos algumas
ainda, mais o destino delas em rede wireless, seguindo a seguinte
política, deu pau, já leva um Rocket ou um Bullet para colocar no lugar.

Não sei, gosto cada um tem o seu e não se discute. Agora,
particularmente, eu bloquearia a sessão de um peer que fica derrubando a
mesma constantemente. E claro, coitado do cliente...

---

Att

Márcio
Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 -
marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

[2]

Em 19/11/2014 08:39, Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ]
escreveu:

> Não dou risada de quem migra pra solução como mikrotik ou
edgerouter
> como citou, a questão maior é saber identificar onde cada
um se aplica,
> e não querer fazer "milagre" como muita gente quer.
>

> Eu uso mikrotik na rede wireless, não me arrependo, tem muita coisa
boa
> nele sim. O que não é o caso de BGP.
>
> Edgerouter? Perfeito,
um VYOS em um bom hardware com a estabilidade de
> uma caixa fechada.
>

> FreeBSD? Ótimo, não tem o que dizer sobre o sistema...
>
> Porém,
dimensiona mal um produto... nem o teu FreeBSD te salva!

> O problema
maior não está nos produtos em sí, está na forma como as
> pessoas
insistem em dimensionar e/ou botar sal no café.

> Um abraço,

Elizandro Pacheco

A. Nascimento wrote:

> [...]
correto, o problema está no kernel do Linux. Cheguei a perder clientes
por resistir a mudar para mikrotik, permaneci no FreeBSD, bati o pé, fui
teimoso e não me arrependi. Desse pessoal que anos atrás migrou em massa
para essa solução, que eu chamo de problema, só faço rir quando me dizem
que usam caixas fechadas, vyata, Edgerouter, etc. Você tem essas
escolhas que os colegas citaram, com bastante experiência e autoridade
no assunto. Usar um problema em roteadores de borda é se cobrir com
lençol pequeno, sempre vai ficar algo de fora. Saudações aos colegas,