[GTER] Escalar OSPF / iBGP

Shine eshine at gmail.com
Sun Nov 16 01:31:00 -02 2014

Jonatas,

Depende do projeto da rede.
OSPF guarda todos os links states no LSDB e isso não muda com summary
routes. No entanto pode-se partilhar em áreas.
A quantidade de rotas não diz muito sem saber quais são O e IA. Se vc tem
somente uma área 0 então provavelmente suas 10K rotas são mesmo O. Mas
dependendo da quantidade de elementos de rede, 10K pode não ser um número
tão crítico, quantidade de roteadores em uma mesma área é um fator que
aumenta o risco, principalmente se nessa mesma área houver muita
convergência.
Como o LSDB é o mesmo em todos os elementos da área, uma convergência causa
recalculo de todos os elementos, assim o OSPF tende a ser mais difícil de
depurar em uma rede que tenha uma topologia muito grande em malha.

O BGP por ser voltado por peering tem um controle mais escalar nessa visão,
não precisa ser adjacente e pode conviver com outros protocolos (como o
próprio OSPF e o ISIS).
Mas em contrapartida, o BGP operacionalmente é mais trabalhoso para
implantar em peer-to-peer, para escalar precisa se usar de mecanismos. E
particularidades do iBGP como a obrigatoriedade de ser full-mesh tornam sua
implantação complexa a partir de certo ponto, precisando usar reflectors,
ou pelo fato do iBGP ter split-horizon em alguns casos (embora possa ser
desativado dependendo da plataforma).