[GTER] Base da dados em um storage

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri May 30 12:17:41 -03 2014

Os problemas que vais ter no ambiente descrito não virão do Storage e nem
do iSCSI.

1º sobre a sua base
-------------------
Firebird? Precisando ser levado para Storage? Que tamanho tem essa base?
Será que não é de se considerar um novo SGDB?
P.S.: Leia minha piadoca(muito verdadeira) sobre o Firebird no final do
e-mail.

Quantas conexões simultâneas nesse Firebird?
Tá usando qual modo? Super-server?

2º sobre a sua estrutura
------------------------
- SAN(Fibre Channel) é/foi bom... Mas o futuro dele é tornar-se legado.
Mesmo com o uso de FCoE.
- Esqueça o NFS, vá de iSCSI. Assim é uma camada a menos na jogada.
- Vai de iSCSI? Tá pensando que rede a que velocidade? 10Gb? Não pela
velocidade, mas pela latência das redes 1Gb.
- Não economize em memória nesse server... Faça uso de um Raid-Mirror de
SSD para colocar o SWAP. Isso minimiza absurdamente o I/O para o Storage.

Piadoca
-------
Símbolo do MySQL?
Golfinho! Representa agilidade, inteligência...
Símbolo do PostgreSQL?
Elefante! Representa robustez, excelente memória...
Símbolo do Firebird?
Fênix! Quando o banco morre um backup-restore faz ele renascer das cinzas.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação