[GTER] Concentrador PPPOE

Flávio Costa fjcosta at gmail.com
Tue May 27 01:03:39 -03 2014

Muitas perguntas direcionadas a mim e fico confuso sobre como devo me
portar, sobre o que dita a etiqueta da mailing list, se devo responder
individualmente ou dar um reply direto a thread. Acho melhor responder
tudo em um e-mail só direcionado a thread em vez de polui-la com vários
replies a cada pessoa. Me perdoem se estou cometendo uma gafe, sou
novato aqui.

A distribuição que estou utilizando para rodar o Accel-PPP é a Debian
7.5 (Wheezy). Não por qualquer característica especial, apenas é a
distribuição com que me sinto mais a vontade em meu dia-a-dia. Tenho
servidores rodando Gentoo, Arch e Slack. Muitos desses servidores me
acompanham desde 2006 e representam épocas em minha vida profissional de
sysadmin. Atualmente me sinto mais confortável com Debian. Não acho que
existe isso de melhor distribuição, talvez uma ou outra lhe oferecerá
menos obstáculos aqui e ali por já ter pacotes pre-compilados para o
software que você precisa, fora isso não vejo muitas diferenças. Talvez
a galera do -funroll-loops do Gentoo discorde mas a melhor coisa a se
fazer é pegar uma distro e conhecê-la bem. Uma recomendação básica é que
ela tenha uma instalação mínima e sempre optar por ela. Um bom
gerenciador de pacotes com boa resolução de dependências também
contribuirá para sua sanidade a longo prazo.

O QoS no Linux pode ser prejudicado pelo generic receive offload e o
generic segmentation offload. É bom verificar se a interface de rede
encontra-se com esses offloads ativos e em caso positivo desabilitá-los
e repetir o teste. Aqui também tive problemas com o QoS do Accel-PPP e
tudo foi resolvido desligando o GRO e o GSO.

Nos meus panics do FreeBSD o driver era sempre em(4), chips 8254 modelos
variáveis. Tinha uma máquina com bge(4) que também apresentava panics em
menor escala, talvez um a cada dois dias, mas eles ainda estavam lá.
Talvez daqui alguns dias suba uma máquina novamente com o FreeBSD
10+MPD5 com uma interface fora do eixo Intel-Broadcom para ver o
comportamento. Também não quero abandonar o FreeBSD, aprecio sua
elegância, mas a última semana foi um tanto estressante. Assim que eu
der uma respirada encaro de novo o diabinho.

Abraços.