[GTER] DNS Provedor x CDN

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Mon May 26 20:20:45 -03 2014

Leonardo, desculpe se baguncei o tópico da outra pergunta.

Mas vamos lá, você usando DNS que não seja da sua operadora, não ficaria
para trás na hora de receber um conteúdo que um cache local usando dns
proporcionaria? Antigamente, quando não tinha este conceito de cache,
CDN e tal, a questão era a qualidade do uptime do servidor de nomes das
operadoras, mas agora é bem mais complexo!
O ponto que eu quero discutir é o seguinte, suponha que eu tenha a
operadoda XYZ e use o DNS deles, com certeza eu terei muito mais
"prazer" navegando usando o DNS deles, pois boa parte de conteúdo pesado
ele vai me entregar de um cache local que o dns resolveu, certo? Aí vai
ser tudo rápido e perfeito...
Mas se todo mundo começar a usar 8.8.8.8 8.8.4.4, vai ter muita gente
começando a não usar o cache local, ficando lento... Então, o problema
maior é este, por causa de problemas pontuais de DNS de operadoras, o
indivíduo deixa lá no note dele 8.8.8.8 e depois reclama que tudo está
lento, sendo que poderia ter resolvido com o cdn local!