[GTER] Dúvidas sobre DNS

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Sun May 25 13:52:15 -03 2014

Obrigado pelas explicações, Danton e Ricardo, além dos outros
comentários que também foram úteis.

Realmente, já vi também muito cliente falando que estava lenta a
internet, mas não perdia um pacote, aí vai resolver site o dns da
operadora começa a dar problema, precisa de 3 dns lookup prá achar o
domínio e por vai. Achei até já que era o modem/roteador que estava com
o serviço de dns com problema(muitas operadoras entregam um servidor dns
junto no modem/router com dhcp que apenas entrega a requisição enviada a
operadora e faz um cachezinho local), daí percebi o que vocês falaram,
da instabilidade.
Nestes casos, não tem discussão, tanto o google dns quanto os outros que
citaram aqui que fazem bloqueio de nomes, malware, etc, é a melhor escolha.
O que eu até hoje ando fazendo para tanto aproveitar as possíveis
facilidades de conteúdo local da operadora provido por DNS, ao mesmo
tempo que me protejo de eventuais downtimes no serviço de DNS da
operadora é setar um timeout pequeno para os forwarders que configurei
no meu AD responder. Não respondeu em 5segundos, o AD já usa os
root-servers para aquela query.
Agora a minha estratégia não resolve para nada caches envenenados como
ocorreu no passado, aí mesmo só com a solução radical do Danton. O
difícil é medir o quanto um cdn local teria poupado de tempo X a
amolação de um cache  envenenado da operadra