[GTER] Dúvidas sobre DNS

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Sat May 24 20:59:31 -03 2014

Em 24/05/14 00:31, Rodrigo Brito escreveu:
> No caso de grandes player de CDN (como a Akamai) os servidores de DNS
> Global estão adaptado para fornecer o client IP, ou seja, mesmo eu usando o
> Google DNS ou o OpenDNS, estes encaminharão para os autoritativos da CDN o
> meu endereço IP de cliente (ADSL, etc), que será capaz de indicar o host
> mais próximo para atender as minhas requisições para o conteúdo desejado.
> Veja:

Rodrigo, muito grato pela atenção ao meu e-mail, legal que você fez um
teste bem detalhado também, usando o xbox como exemplo. Mas nisto aí vai
muita coisa, agora então que virou moda cobrar mais um pouquinho na
fatura da tv a satelite e te entregar os videos ondemand pela internet,
a amarração ao DNS  + Headers deve ter bastante código prá eles saberem
que mesmo com uma query resolvida por um resolver interno, o cliente é
da operadora XYZ que tem o cache local.
É porque sempre que dá problema do dns da operadora, começa o papo "mas
o dns do google, blablablabla, não podemos alterar nada na rede no
painel de controle, em casa uso assim e funciona..", você sabe como é...
Enfim, deu argumentos para avaliar bem as necessidades e tomar a decisão
com base em fatos reais, que é o que vale, muito obrigado mesmo!!

Abraços!