[GTER] Dúvidas sobre DNS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 23 14:11:20 -03 2014

> Olá,
> nunca fui um cara de DNS, mas para lidar com redes é tema de conhecimento
> obrigatório.
>
> Devido a acontecimentos recentes fui compelido a estudar mais profundamente
> a matéria.
> Mas ainda tenho dúvidas.
>
> Sobre recursivo:
> R-1) Faz sentido eu manter na config da engine de DNS as tabelas de
> autoritativos do Brasil?
>       - O objetivo seria evitar a busca nos roots.

Não, não faz. O dia que o Registro.br mudar servidores, fará isso apenas na
IANA. Há diversos root-servers instalados no Brasil graças a esforços do
NIC.br custeados pela receita do Registro.br, então você não ficará sem
acesso a raiz a não ser por eventos que te deixariam também sem acesso aos
autoritativos de .br.

Vide ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter33/02-AtualizacaoDns.br.pdf

> Sobre autoritativos:
> A-1) Na interface de cadastros de autoritativos do registro.br, a primeira
> entrada está definida como "master".
>      Eu creio que isso seja apenas uma referência for dummies.
>      Não necessariamente o NameServer ali cadastrado precisa ser master,
> confere?
>      Não é esse o conceito de hidden master?

Não necessariamente precisa ser master no sentido de ter o conteúdo da
zona, mas é bom que ele seja o mesmo servidor que está declarado no SOA.
Ninguém checa isso, mas ajuda na hora que um terceiro estiver fazendo
diagnóstico do seu domínio que isso seja assim.

> [...]
> receberem a resposta para aquela pergunta vão sempre seguir a hierarquia
> perguntando para o primeiro da lista?
>      Ex.: fug.com.br
>           ;; AUTHORITY SECTION:
>           fug.com.br. 86400 IN NS ns1.fug.com.br.
>           fug.com.br. 86400 IN NS ns2.fug.com.br.
>
>      Todos os que consultarem isso, vão seguir perguntando sempre para o
> ns1?
>      Ou depende dos consultantes fazer um balanceamento?
>
>      Perguntando em outras palavras: Se eu quiser que um dos meus
> nameservers receba mais ou menos consultas, faz sentido e colocar ele acima

Não, não faz. Eles inclusive costumam ser reordenadas nos recursivos
intermediários.
Este artigo dá uma idéia de estratégia de seleção por softwares recursivos
razoavelmente recentes:
http://irl.cs.ucla.edu/data/files/papers/res_ns_selection.pdf

Em resumo, RTT é o fator com maior influência nisso, apesar de não ser
absoluto. Então se você quer que um servidor seja menos consultado, instale
o dummynet e gere um atraso na resposta... ;-)

Rubens