[GTER] Dúvidas sobre DNS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri May 23 13:42:33 -03 2014

Olá,
nunca fui um cara de DNS, mas para lidar com redes é tema de conhecimento
obrigatório.

Devido a acontecimentos recentes fui compelido a estudar mais profundamente
a matéria.
Mas ainda tenho dúvidas.

Sobre recursivo:
R-1) Faz sentido eu manter na config da engine de DNS as tabelas de
autoritativos do Brasil?
      - O objetivo seria evitar a busca nos roots.

Sobre autoritativos:
A-1) Na interface de cadastros de autoritativos do registro.br, a primeira
entrada está definida como "master".
     Eu creio que isso seja apenas uma referência for dummies.
     Não necessariamente o NameServer ali cadastrado precisa ser master,
confere?
     Não é esse o conceito de hidden master?

A-2) A ordem que é dada na resposta do autoritativo de um domínio superior
sobre os NS delegados de um subdomínio implica que os consultantes que
receberem a resposta para aquela pergunta vão sempre seguir a hierarquia
perguntando para o primeiro da lista?
     Ex.: fug.com.br
          ;; AUTHORITY SECTION:
          fug.com.br. 86400 IN NS ns1.fug.com.br.
          fug.com.br. 86400 IN NS ns2.fug.com.br.

     Todos os que consultarem isso, vão seguir perguntando sempre para o
ns1?
     Ou depende dos consultantes fazer um balanceamento?

     Perguntando em outras palavras: Se eu quiser que um dos meus
nameservers receba mais ou menos consultas, faz sentido e colocar ele acima
ou abaixo na lista?

​--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação